Canitar, quarta-feira, 05 de outubro de 2022 Telefone (14) 3343-9100

Prevenção contra Escorpião.

#Saude

Prevenção contra Escorpião.

Os escorpiões são animais terrestres, com hábitos noturnos, que se abrigam durante o dia em locais como: troncos de árvores, pedras, lajes, porões, túmulos, locais úmidos no geral. Penetram nas edificações humanas em busca desses esconderijos e de alimento. São predadores ativos e suas principais presas são as baratas, cupins, grilos e aranhas de pequeno porte.

Eles possuem um ferrão venenoso para a captura de presas e para sua própria defesa; por isso, são chamados de peçonhentos. Sua ferroada é muito dolorosa e causa muitos transtornos ao organismo humano.

Existem duas espécies de escorpiões sinantrópicas (que vivem com o homem), são elas: Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom).

O escorpião amarelo é o que apresenta maior risco para a saúde pública, por ser mais abundante e por ter um veneno mais potente. Outra característica que favorece o seu sucesso nos ambientes urbanos é partenogênese, um tipo de reprodução onde a fêmea se reproduz sem a presença de um macho.

Portal atualizado em: 28/09/2022 09:56:53